O deputado federal Ruy Carneiro permanece internado no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, após ser submetido a uma cirurgia na noite de domingo (5) para correção de uma hérnia de disco.
Responsável pelo procedimento, o neurologista e neurocirurgião Dr. Cristian Diniz esclareceu que o parlamentar apresentava uma hérnia discal extrusa entre as vértebras L3 e L4, acompanhada de estenose de canal em L4-L5. Segundo o médico, a condição provocava dor radiculopática intensa na perna, limitando a mobilidade.
“Vamos realizar uma endoscopia para remover o fragmento extruso e liberar a raiz nervosa. Depois disso, será necessário um programa de fisioterapia e fortalecimento muscular para evitar a progressão da doença”, explicou Diniz.
A hérnia ocorre quando o disco que funciona como amortecedor entre as vértebras se desloca e comprime os nervos. O termo “extrusa” indica maior grau de deslocamento, enquanto a estenose de canal refere-se ao estreitamento do espaço por onde passam nervos e medula, aumentando a pressão e a dor.
Imagem: Internet
A técnica realizada é minimamente invasiva e tem como objetivo aliviar os sintomas e permitir a recuperação da mobilidade. A equipe médica mantém expectativa positiva e estima que Ruy Carneiro fique afastado das atividades por alguns dias, até a plena recuperação.
Com informações de Polêmica Paraíba



