Gestores públicos, lideranças comunitárias e representantes de instituições participaram, na quarta-feira (7), do encontro da Instância de Governança Regional (IGR) do Fórum de Turismo Vale dos Sertões, realizado no auditório da agência regional do Sebrae/PB em Patos, Sertão paraibano.
A reunião teve como meta integrar os diferentes atores sociais para impulsionar soluções estratégicas voltadas ao turismo nos 23 municípios que compõem o território. A mobilização contou com o apoio da IGR Vale dos Sertões, Sebrae, Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE) e prefeituras da região.
Regina Amorim, gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB, destacou a necessidade de ações conjuntas. “O fórum é essencial para alavancar o desenvolvimento do turismo, promover reuniões constantes e buscar parcerias”, afirmou durante sua palestra sobre governança colaborativa.
O secretário de Cultura, Turismo e Esporte de Patos, Pedro Leitão, considerou o planejamento das iniciativas um passo decisivo para fortalecer o setor. Já o prefeito de Areia de Baraúnas, Toinho Macedo, avaliou que o fórum tem contribuído positivamente para o desenvolvimento econômico ao divulgar experiências turísticas de diferentes municípios.
A programação incluiu apresentações do consultor do Programa Agentes de Roteiros Turísticos (ART), Danylo Aguiar, que compartilhou a experiência da IGR Costa das Falésias, e do presidente da IGR Vale dos Sertões, Túlio Xavier, responsável por detalhar as prioridades de ações para o território.
Imagem: Ascom
Presenças e próximos passos
Representantes de Salgadinho, São José do Sabugi, Quixaba, Patos, Santa Luzia, São José de Espinharas, Areia de Baraúnas, Mãe d’Água, Santa Terezinha, Maturéia, São Mamede, São José do Bonfim, Passagem, Cacimba de Areia, São Bento, Cajazeiras, Catingueira, São Domingos, Paulista e São Bentinho participaram do encontro.
Na quinta-feira (8), a discussão será ampliada em Pombal, com reunião marcada para as 9h na sede da Secretaria de Turismo local.
Com informações de ParaibaOnline



