Nesta segunda-feira (8), feriado de Nossa Senhora da Conceição, moradores de João Pessoa poderão atualizar o cartão de vacina em três postos móveis mantidos pela Secretaria Municipal de Saúde. As salas de vacinação das unidades básicas não abrirão na data, mas os pontos extras localizados em shoppings e em uma loja de materiais de construção atenderão das 12h às 21h, garantindo o acesso aos imunizantes mesmo fora do expediente convencional.

Os locais disponibilizam todas as doses previstas no Calendário Nacional de Vacinação, além dos imunizantes de campanhas específicas, como Influenza, Covid-19 e HPV. De acordo com o chefe da Seção de Imunização do município, Fernando Virgolino, o serviço itinerante facilita a adesão da população. “Manter o esquema vacinal em dia é uma medida preventiva que salva vidas”, reforçou.

Além do atendimento extraordinário no feriado, os pontos móveis funcionam habitualmente de segunda a sexta, entre 12h e 21h, e aos sábados, das 8h às 16h. A orientação da secretaria é que o usuário apresente um documento oficial com foto, Cartão do SUS e caderneta de vacinação para registro das doses.

Onde se vacinar nesta segunda-feira (8)

Home Center Ferreira Costa (BR-230)

Vacinas de rotina
Campanhas: Influenza; Covid-19 (crianças menores de 5 anos e grupos prioritários); HPV (9 a 19 anos)
Horário: 12h às 21h

Shopping Sul

Vacinas de rotina
Campanhas: Influenza; Covid-19; HPV
Horário: 12h às 21h

Shopping Tambiá

Vacinas de rotina
Campanhas: Influenza; Covid-19; HPV
Horário: 12h às 20h

Centro Municipal de Imunização (Torre)

Atendimento de urgência: aplicação de antirrábica humana e dT (difteria e tétano) em casos de acidentes com objetos perfurocortantes ou mordidas de animais com suspeita de raiva.
Horário: 8h às 12h

As autoridades de saúde destacam que a estratégia de abrir pontos em locais de grande circulação de pessoas busca ampliar a cobertura vacinal e reduzir o risco de adoecimento na capital. A oferta de doses segue as orientações do Ministério da Saúde e atende diferentes faixas etárias, desde crianças até idosos.

Com informações de Paraiba