Em sua coluna semanal “O Bê-á-bá da Economia”, publicada nesta quinta-feira (16), o professor Johnatan Brito ressaltou que a inovação foi o ponto central do Prêmio Nobel de Economia de 2025. Segundo ele, o reconhecimento científico mais prestigiado do mundo escolheu, neste ano, homenagear pesquisadores que desvendaram como novas ideias impulsionam o desenvolvimento econômico sustentável.

Pesquisadores premiados

O Nobel foi concedido aos professores Joel Mokyr (Universidade de Yale), Philippe Aghion e Peter Howitt. Mokyr é referência em estudos sobre progresso econômico de longo prazo, enquanto Aghion e Howitt ganharam notoriedade pelas contribuições à teoria da “destruição criativa”, conceito formulado por Joseph Schumpeter que descreve a substituição de processos antigos por soluções inovadoras.

Inovação como motor econômico

De acordo com Brito, as pesquisas premiadas demonstram que o crescimento econômico deriva da introdução de inovações em produtos, processos e tecnologias. “Em economia, inovação vai além de ser algo novo; precisa gerar melhoria efetiva, provocando mudanças significativas em estruturas, processos ou fluxos”, afirmou o professor.

Alerta do comitê do Nobel

Brito também destacou a mensagem do comitê do Nobel, que defendeu a preservação de mecanismos capazes de sustentar a destruição criativa, garantindo constante renovação e evitando a estagnação econômica.

Ao encerrar sua participação, o economista reforçou que compreender esses mecanismos é cada vez mais essencial para o cotidiano da sociedade.

Com informações de ParaibaOnline