O conserto da arquibancada do Carnaval Tradição, que desabou na última segunda-feira (16) em João Pessoa, foi finalizado, informou a presidente da Liga Carnavalesca, Shilon Gama, ao Jornal da Paraíba nesta quarta-feira (18).

A organização anunciou a retomada dos desfiles para o próximo fim de semana. As apresentações acontecerão na Avenida Duarte da Silveira, nos dias sábado (21) e domingo (22). As atrações originalmente previstas para segunda-feira foram transferidas para o sábado, enquanto as programadas para terça-feira (18) passaram para o domingo.

Ainda não há definição sobre quando será realizada a apuração do Carnaval Tradição, que estava prevista para quarta-feira (18).

Vistoria e procedimentos do Corpo de Bombeiros

Segundo o Corpo de Bombeiros, uma inspeção foi realizada no dia do incidente, quando a corporação interditou o local e os desfiles foram suspensos. A corporação explicou que o procedimento padrão exige a contratação de um engenheiro particular pela organização para avaliar a estrutura reparada e emitir o Laudo de Integridade Estrutural (LIE).

Após a emissão do LIE, a organização deve solicitar a desinterdição ao Corpo de Bombeiros. Em seguida, um vistoriador é encaminhado ao local para verificar se a reparação foi executada corretamente e se a estrutura está em conformidade. Com a desinterdição, será emitido o Certificado de Aprovação (Auto de Vistoria de Evento Temporário – AVET). Até a manhã de quarta-feira (18), o Corpo de Bombeiros informou que não havia sido solicitada nova vistoria.

Contexto do evento e do incidente

O Carnaval Tradição começou no último sábado (14) e seguiria até terça-feira (17), com apresentações distribuídas por dia. No terceiro dia do evento estavam previstas 13 apresentações. No domingo (15) desfilaram escolas de samba, grupos de frevo e maracatus. A apuração do resultado, que estava agendada para quarta-feira (18), permanece sem data definida.

Uma das arquibancadas cedeu na segunda-feira e a suspeita inicial apontada pela organização foi superlotação. A estrutura, segundo placa no local, comporta pouco mais de mil pessoas. Não houve registro de feridos. Após conversas entre a organização do evento, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, decidiu-se pela suspensão das apresentações naquela noite por motivos de segurança.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, informou que a noite transcorria normalmente até a constatação da superlotação em uma das arquibancadas, e que a decisão conjunta de adiar os desfiles visou permitir melhorias na infraestrutura e aumentar a segurança do público. A Polícia Militar apoiou na retirada das pessoas e no isolamento da área afetada.





Com as reparações concluídas, a organização programou a realização dos desfiles nos dias 21 e 22, ficando a cargo dos responsáveis solicitar a vistoria do Corpo de Bombeiros para eventual desinterdição e emissão do AVET.

Com informações de Jornaldaparaiba