A Toyota interrompeu a produção em todas as suas unidades no Brasil depois que uma forte tempestade, ocorrida na segunda-feira, 22 de setembro, provocou danos significativos na fábrica de motores de Porto Feliz (SP).

A planta atingida abastece as linhas de montagem de veículos em Sorocaba e Indaiatuba, também no interior paulista. Com o fornecimento comprometido, essas duas unidades suspenderam as atividades.

Segundo a montadora, uma análise preliminar indica que a retomada da produção de motores em Porto Feliz deve levar vários meses. Enquanto isso, a companhia busca alternativas em outras fábricas da Toyota no exterior para manter o fornecimento de propulsores às linhas de montagem brasileiras.

A suspensão das operações levou a empresa a negociar com os empregados a adoção de layoff — suspensão temporária dos contratos de trabalho, mantendo o vínculo, mas sem pagamento integral dos salários. Trabalhadores da unidade de Sorocaba realizarão uma assembleia virtual a partir desta sexta-feira, 26, com votação eletrônica até o dia 28, para decidir se aceitam a proposta.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas e Afins de Itu, Porto Feliz, Boituva e Cabreúva afirmou que a montadora se comprometeu a preservar todos os postos de trabalho em Porto Feliz e a manter os benefícios já acordados. A Toyota informou que as propostas serão apresentadas aos funcionários a partir de hoje e, uma vez aprovadas, aplicadas de forma emergencial.

Com informações de Agência Brasil