As quatro instituições de ensino superior mantidas pelo poder público na Paraíba confirmaram a quantidade de oportunidades que disponibilizarão para ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2026. Somadas, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB) oferecerão 21.988 vagas em cursos de graduação.
Poderão disputar essas vagas os candidatos que participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, requisito indispensável para inscrição no Sisu.
Oferta da UFPB
A UFPB será responsável pela maior parte das oportunidades: 8.005 vagas. Desse total, 4.040 serão destinadas ao sistema de cotas, conforme prevê a legislação federal. As vagas estão distribuídas em 125 cursos presenciais nos campi de João Pessoa, Areia, Bananeiras e Rio Tinto.
Oferta da UFCG
Na Universidade Federal de Campina Grande, serão colocadas à disposição 4.685 vagas. Entre elas, 2.393 seguem reservadas para candidatos enquadrados na Lei de Cotas. Ao todo, a UFCG contemplará 92 cursos distribuídos pelos campi de Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Pombal, Patos, Sousa e Sumé.
Oferta da UEPB
A Universidade Estadual da Paraíba informou que disponibilizará 5.918 vagas em todos os cursos de graduação. A instituição ainda não detalhou como serão divididas as vagas entre ampla concorrência e cotas. O processo seletivo abrangerá os campi de Campina Grande, Lagoa Seca, Catolé do Rocha, Monteiro, Patos, Araruna, João Pessoa e Guarabira.
Oferta do IFPB
O Instituto Federal da Paraíba abrirá 3.380 vagas para cursos superiores por meio do Sisu 2025. Serão 1.588 vagas destinadas à ampla concorrência, 1.696 para candidatos abrangidos pela Lei de Cotas e 96 ligadas a ações afirmativas específicas. As oportunidades contemplarão campi em todo o estado, incluindo João Pessoa, Campina Grande, Sousa, Patos, Cajazeiras e Cabedelo.
Com a confirmação dos números, os estudantes já podem planejar a participação no Enem 2024, cuja pontuação servirá de base para concorrer às 21,9 mil vagas ofertadas pelas universidades e instituto federais e pela universidade estadual no ciclo de 2026.
Com informações de Jornaldaparaiba



