O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) declarou, nesta quinta-feira, 23 de outubro de 2025, que o Partido dos Trabalhadores deve apoiar a candidatura do governador João Azevêdo (PSB) à sucessão estadual em 2026. Em entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais, transmitido pela Rádio POP FM, o parlamentar defendeu que a sigla seja “valorizada” durante as negociações.

“Estamos no caminho de apoio a João Azevêdo. É natural que façamos composição dentro do grupo dele, mas o PT precisa ser valorizado”, afirmou. Segundo Cartaxo, a legenda não pretende se limitar a participar apenas como eleitora do projeto. “O partido precisa compor um espaço na chapa majoritária; não podemos nos contentar apenas em votar”, destacou.

O deputado acrescentou que o pré-candidato ao Governo do Estado que declarar voto no presidente Lula terá vantagem na busca pelo apoio petista. “Votar em Lula é uma via de mão dupla: o presidente precisa de votos no estado e, ao mesmo tempo, quem oferecer esse espaço na chapa ganha um ponto a mais no diálogo com o PT”, completou.

Cartaxo não detalhou quais cargos o partido pretende disputar, mas reforçou que a participação na coligação só será consolidada caso haja garantia de protagonismo na composição majoritária.

Luciano Cartaxo vê PT na base de João Azevêdo em 2026 e pede espaço na chapa - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

As conversas internas devem se intensificar até o início de 2026, quando a base do governador João Azevêdo deve oficializar sua formação para o pleito estadual.

Com informações de MaisPB