Imagens de segurança mostram o momento em que um grupo armado invade um aeroclube na zona rural de Santa Rita, na Grande João Pessoa, e tenta roubar uma aeronave, na madrugada de domingo (12).

Pelo vídeo, é possível identificar ao menos três suspeitos dentro do hangar rendendo um funcionário, que é levado com as mãos para trás. A Polícia Civil, porém, estima que cerca de dez pessoas tenham participado da ação.

De acordo com o delegado Cristiano Santana, os criminosos arrombaram o portão dos fundos, dominaram um vigilante e um copiloto que dormia no local. Eles exigiram que os reféns indicassem o avião com maior capacidade de carga; a aeronave apontada pertence à empresa Ísis Laticínios. O g1 não conseguiu contato com a companhia.

A investigação aponta que o grupo chegou em caminhonetes e utilizava um reboque com nove galões de querosene. O plano era abastecer o avião e decolar imediatamente. Como a pista estava sem iluminação, a decolagem não ocorreu e o avião acabou em uma área de mato próxima.

A polícia foi acionada aproximadamente 12 horas depois da tentativa de roubo e apura se houve facilitação para a entrada dos criminosos. As autoridades também investigam possível ligação com organizações criminosas e tráfico aéreo.

Santana afirmou que a ação foi “detalhadamente planejada”, indicando conhecimento prévio da estrutura do aeroclube. As gravações das câmeras e depoimentos de funcionários continuam sendo coletados para apoiar as investigações. Até o momento, nenhum suspeito foi localizado.

Com informações de g1 Paraíba